A onicocriptose causa dor,podendo infeccionar,com presença de pus e sangue (exudato).
O podológo está apto para o tratamento de onicocriptose,com ferramenta afiadas e técnicas apropriadas para realizar o procedimentos chamado de espiculectomia retirada do pedaço de unha que entrou no tecido.
Não nos limitamos a apenas retirar pedaços de unha, temos todo um trabalho de limpeza correta para evitar infecções maiores ou posteriores.Temos hoje aparelhos como alta freqüência,led ou laser, usados com muitos sucesso nos tratamentos das inflamações causadas por onicocriptose.
Quando ocorre uma inflamação mais severa surge o granuloma (tipo de carne esponjosa) reação do tecido por causa da infecção.
Não se pode confundir onicocriptose com onicofose,que é a formação de calo no sulco ungueal (região da cutícula)
cliente com queixa de unha encravada,mas o caso foi apenas excesso de queratose em sulco ungueal.
Alguns dos motivos de ocorrer a unha encravada são por trauma,tropeços ou por sapatos apertados,o corte incorreto geralmente é o mais comum.A formação da unha influi muito para esse tipo de podapatia no caso unha telhas,funil e caracol.
Neste,caso é de onicocriptose com presença de granuloma,pode se observar que a unha tem formato telha,porém só espiculetomia não resolve o problema.Posteriormente,há necessidade de se fazer a correção da unha com órteses,diminuindo a curvatura reduziremos ou eliminaremos o problema para não ocorrer reincidência,quando se faz um tratamento correto..
A marcha, forma como se pisa,ou mais forte ponto de apoio dos pés também favorecem esse tipo de problema (pronação),nestes casos a necessidades de desenvolvimento de palmilhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário