quarta-feira, 25 de maio de 2011

ESTERELIZAÇÃO


Esterelização é o processo que promove completa eliminação ou destruição de todas as formas de microorganismos presentes fungos,bactérias,vírus, esporos, protozoários, para um nível aceitável de segurança.O processo de esterelização pode ser físico, quimíco ou fisico-quimíco.
Na área da beleza como manicuração ou na área da saúde como podologia os materiais metálicos têm que ser esterelizados já lixas plantares e de unha têm que descartáveis,assim também como luvas e botinhas, as toalhas tem que ser de uso individual.
Todos esses cuidados são para evitar o contágio de doenças como hepatites B e C,micoses de unhas ou de regiões plantares.
Para uma boa esterelização é necessário seguir  este processo.
DESINFECÇÃO, HIGIENIZAÇÃO E ESTERELIZAÇÃO
DESINFECÇÃO: processo que pode ser feito com produtos quimícos,como dergemantes, nesse processo o material ficará submerso por um período com finalidade de desincrostar sujidades como resíduos de sangue e pele.
HIGIENIZAÇÃO: limpeza feita com sabão neutro escova macia e em água corrente, depois secos em um pano limpo que não solte fiapos.
ESTERELIZAÇÃO : processo que pode ser feito por estufa ou autoclave (sendo que o mais indicado é a autoclave.

ESTUFA: os materiais devem ser acondionados em estufa que não tenha entrada de ar,á uma temperatura de 160°C por 02 horas (sem abertura da estufa),o correto é que se tenha um termômetro indicativo de temperatura.




AUTOCLAVE: é o metódo mais seguro em questão de esterelização, desde que se faça todo processo corretamente.
Em AUTOCLAVE os instrumentos permanecem envelopados ou acondiocionados em embalagens que garantem que permaneçam esteréis.
O aquecimento de 134°C com esterelização á vapor garante que nenhum microorganismo viva.Como já foi dito, destruição ou eliminação completa dos microorganismos.


EXISTEM TESTES CAPAZES DE DETECTAR A EFICÁCIA DE ESTERELIZAÇÃO.

Testes com tubos de ensaio podem provar a eficácia da esterelização.Nos aqui do INSTITUTO DE UNHAS e cia.,sempre realizamos este teste para tranquilizar nossos clientes e mostrar o nosso trabalho e nosso carinho.
nº 01 AMARELO
nº 02 ROXO

Para fazer o análise de eficácia de esterelização,temos ampolas de vidro com o líquido de cor roxo puro sem contaminação e dentro dos tubinhos plásticos que envolvem o vidro,tiras de papel contaminadas (Geabacillus stearothermophilus) quando o líquido entra em contato com a fita este liquído fica contaminado.EXCETO SE FOR ESTERELIZADO EM AUTOCLAVE,quando esterelizado com procedimento correto o líquido continua mostrando pureza a cor ROXO no caso tubo nº02.Os dois tubos ficaram por 48 horas na encubadora o AMARELO nº 01 indica que há contaminação POIS NÃO FOI EM AUTOCLAVE.